segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Membros Superiores

Ossos do Membro Superior
No estudo dos ossos devemos sempre identificar a posição anatômica dos mesmos.
Nos ossos do membro superior identifique a cintura escapular formada pela clavícula e omoplata. Na CLAVÍCULA estudaremos sua posição e acidentes: extremidade acromial e esternal, tubérculo conóide, a seguir proceda ao estudo da


OMOPLATA identificando: as faces anterior e posterior do osso e os acidentes: espinha escapular, acrômio, cavidade glenóide, incisura escapular, processo coracóide, fossa supra e infraespinhosa, ângulo superior e inferior.


O ÚMERO é um osso longo onde devemos identificar os acidentes da epífise proximal: cabeça, colo anatômico, tubérculos: maior e menor, na epífise distal temos as fossas: coronóide, radial e olecraneana; tróclea, capítulo e epicôndilos: lateral e medial.


A ULNA, de localização medial, apresenta em sua epífise proximal: olecrâneo, incisura troclear, processo coronóide, incisura radial e tuberosidade ulnar e na epífise distal temos a cabeça e o processo estilóide.


O osso RÁDIO, no antebraço, é de localização lateral onde encontramos em sua epífise proximal: cabeça, fóvea, colo, tuberosidade radial; na epífise distal: incisura ulnar, processo estilóide, sulco dos extensores e o tubérculo dorsal.


A MÃO é dividida em CARPO, METACARPO (ossos metacarpianos) e DEDOS com suas falanges proximal média e distal. No CARPO encontramos oito ossos dispostos em duas fileiras: escafóide, semilunar, pirâmidal e pisiforme, fazem parte da fileira proximal. Trapézio, trapezóide, capitato e hamato estão localizados na fileira distal.


Bibliografia: http://sites.google.com/site/raiosxbr/anatomia/sobota-anatomia-cr%C3%A2nio

Um comentário: